Nós trabalhamos com nutrição foliares micronutrientes potássicos fosfatados nitrogenados

Veja como escolher o melhor fertilizante para o solo do brasil

O uso correto de fertilizantes é fundamental para qualquer cultura e cada uma tem suas necessidades específicas. As formulações são variadas e dependem da cultura em que será aplicado, do tipo e origem de solo, da região geográfica e da produtividade desejada. Saiba os principais tipos de fertilizantes e as diferenças entre eles.

Mineral ou orgânicos?

Os orgânicos aumentam a capacidade do solo de reter água, o que torna mais favorável o crescimento das raízes, e fortalecem o desenvolvimento de microrganismos que fornecem nutrientes para plantas. Porém, a absorção dos nutrientes ocorre de maneira mais lenta requerendo um tempo maior para ser absorvido.

Já minerais, também chamados sintéticos ou inorgânicos, dão ao produtor maior controle sobre a quantidade de nutrientes administrados, são absorvidos mais rapidamente e podem ser aliados no combater a pragas. Porém, devido à sua rápida absorção, o efeito do adubo químico dura pouco, podendo significar uma adubação mais frequente, a cada 3 ou 4 meses.

Líquido ou Granular?

Os líquidos têm uma grande vantagem: a velocidade em sua ação. Conseguem, por exemplo, revitalizar um gramado semi-seco em questão de poucos dias. Geralmente, são aplicados com um pulverizador de mão, o que requer bastante cuidado no manuseio.

Os granulares devem ser aplicados com menos frequência que os líquidos, pois permanecem bem mais tempo no solo, demorando a serem totalmente decompostos. Devem ser aplicados com um espalhador. É importante que, após a aplicação, o solo seja regado, para que os nutrientes sejam absorvidos.
Mercado

O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, correspondendo a 5,9% do consumo mundial, sendo 72% desse insumo importado. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubo (Anda). Na fazenda, podem checar a 35% do custo total de produção. A cultura que mais consome os fertilizantes, no país, é a soja, com 35% do total. Milho, cana-de-açúcar, café e algodão totalizam os outros 77% das vendas de fertilizantes no mercado brasileiro.

Faça certo

A melhor forma de saber qual o fertilizante correto para sua plantação é consultar um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo. São profissionais capacitados para analisar o solo da sua propriedade e recomendar a formulação mais adequada para seu plantio.

Olá, como podemos te ajudar?